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4 métodos de gerenciamento de tempo matadores para seus estudos

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Bem-vindo, novos leitores! Esse é um blog focado em disponibilizar conhecimentos preciosos para auxiliar você a produzir um estudo mais valioso e significativo num mundo digital cada vez mais cheio de distrações.

Se você gostar desse artigo, você deve ler meu novo livro Os sete passos para obter a aprovação e estudar em alta performance.

Quem estuda para concursos ou faz faculdade de direito logo percebe que o gerenciamento de tempo é um dos mais desafiadores – senão o mais difícil – aspectos de estar se preparando para provas.

Com muita coisa para fazer e acompanhar, desenvolver fortes habilidade de gerenciamento do tempo pode fazer toda a diferença. Isso é extremamente importante principalmente para aquele que tem outros compromissos profissionais além dos estudos, quem ainda não construiu hábitos efetivos ou não tem ainda a motivação necessária para iniciar grandes projetos.

Mesmo para quem pense que está indo muito bem pode se beneficiar desses hacks, dessas dicas abaixo. Algumas são métodos outras são ferramentas para auxiliá-lo no dia-a-dia.

  • Coloque seus planos no papel

A parte mais essencial de um bom método de gerenciamento de tempo é colocar seus compromissos e planos para fora de sua cabeça e dentro de um sistema de fácil acesso.

Pessoalmente, não há forma de manter tudo memorizado e não esquecer das coisas. Você certamente, assim como eu, tem diferentes obrigações de estudo, de trabalho, diferentes compromissos pessoais e é importante que você recorde de tudo que precisa fazer a tempo de se organizar da melhor forma. Aqui está algumas opções para fazer isso.

  • Um plano

Planejamentos no papel foram e ainda são uma ótima ferramenta para organizar um calendário e tudo que você precisa fazer. Planos de ação mantém tudo em um só lugar e você pode carregá-los para qualquer lugar, dependendo do tamanho.

De toda sorte, podemos modernizar essa abordagem com algumas facilidades tecnológicas.

  1. Mantenha tudo online

Essa é a tônica. Deixar tudo ao alcance do celular. Há incontáveis aplicativos que oferecem sistemas de gerenciamento de tempo online. O melhor é encontrar um que se adapte a suas necessidades

A base de meu sistema está assentada no Google Calendar. Lá você pode agendar todos os seus compromissos e configurar cores diferentes para cada um deles, dependendo da esfera pessoal envolvida – faculdade, trabalho, eventos, estudos, aulas, cursinho. Isso funciona muito bem porque eu posso dar uma olhada no calendário e ter uma ideia para onde meu tempo está indo durante a semana.

O calendário do Google foi escolhido porque ele se integra muito bem com meus e-mails e outros aplicativos que utilizo. Então, eu posso facilmente adicionar eventos a ele assim que chegam as mensagens em minha caixa de entrada.

Para gerenciamento das tarefas que preciso fazer eu utilizo o app Wunderlist. Ele também é sincronizável com o Google Calendar para criar um ambiente de gerenciamento de tempo perfeito.

E mais: eu posso ver tudo offline quando eu estou sem conexão com a internet, oportunidade em que também posso criar eventos ou tarefas. Quando meu celular entra em conexão com a internet, é feita a sincronização automática.

Wunderlist também tem uma ponderosa interface e é muito fácil de usar. Lá você pode inserir prazo para leitura de livros, legislação, lembrete para estudar informativos e realizar questões. É possível planejar seus estudos e compromissos de forma diária, semanal, mensal, semestral e anual.

Com esses dois aplicativos você pode ter diferentes modos de ver seus desafios. A visão de meu método, pelo menos, te dá uma ideia de como começar a construir o seu próprio sistema de gerenciamento de tempo. Vamos a outra dica importante.

  1. Minimize distrações

Se você é como eu, seu computador é um grande foco de distrações.

Existem milhares de opções para manter seu computador longe de você (desliga-lo, doa-lo, tocar fogo, rs), mas e se precisarmos dele para  trabalhar ou estudar?

Nós somos parte de uma geração multitarefa. Não temos como fugir disso. É assim, nós ficamos felizes sendo capazes de administrar diversas coisas ao mesmo tempo. Isso é especialmente verdade com computadores. Eu costumava deixar meu e-mail, facebook, skype, instagram e outras coisas abertas exatamente do lado de meu ambiente de estudo.

Isso me distraia? Claro que sim.

Você estaria brincando com você se pensasse que não. Parar seus estudos frequentemente para checar suas mídias sociais e fazer outras coisas não apenas é desperdício de tempo, mas também quebra sua concentração.

Eu acredito realmente que perdemos mais tempo tentando ganhar concentração após voltar aos estudos do que se entreter com distrações. Adicionalmente, retemos menos informações se mudamos de foco constantemente.

Então, digamos que você está estudando para uma reta final de concurso e precise se concentrar. Como minimizar distrações quando está estudando no computador?

Primeiramente, feche as janelas que não são importantes em seu navegador e aplicativos que não irá usar em seu desktop.

Estar desconectado das mídias sociais, por uma ou duas horas, não irá te causar danos. Lembre-se sempre que você estará, nesse período, aprendendo alguma coisa extremamente importante ou concluindo uma tarefa que te levará mais perto do seu objetivo.

Se você realmente não der conta de se controlar, você pode usar uma extensão do Google Chrome para forçar você a não se distrair. Procure por Stayfocused no guia de extensões do seu navegador.

Stayfocused aumenta sua produtividade ao limitar o tempo que você pode passar em websites que geram desperdício de tempo. Eu vez atingido aquele tempo, os sites bloqueados ficarão inacessível pelo resto do dia.

Notificações de mensagens e atualizações de suas mídias sociais não são apenas distrações quando você está diante do computador. Há outras coisas que podem colocar seus olhos para fora dos manuais. Tem pessoas que adoram deixar o celular ativo para qualquer emergência durante os estudos.

Mensagens, ligações, whatsapp, uma infinidade de aplicativos que te deixam sem saber qual atender primeiro.

O que melhor funciona para mim é colocar o celular em modo avião durante o tempo de estudo ou trabalho de alta densidade cognitiva. Fica muito mais fácil entrar no estado de flow sabendo que o celular não irá me incomodar por uma ou duas horas.

Distrações tecnológicas não são as únicas coisas que imploram por sua atenção. Você precisar arrumar as coisas também em seu ambiente físico de estudo. Você está estudando em uma sala com um grupo de pessoas? Pessoalmente, eu posso estudar com amigos em uma sala e não ter muito problema se eu estiver com meus headfones. Para outros, a solidão funciona melhor. Avalie isso para si mesmo.

  1. Comece seu dia cedo

Aqui eu falo sério. Começar o dia cedo pode ser uma excelente forma de ter mais tempo no seu dia. Eu acho que eu e a maioria das pessoas não produzem muito durante altas horas da noite. No entanto, muitas pessoas ainda tendem a trabalhar até muito tarde, adaptando seus horários para dormir até nove ou dez horas da manhã todo dia. Isso realmente é mais comum do que imaginamos.

Então, apenas considere o que eu estou dizendo aqui. Quanto você pensa que poderia fazer com poucas horas extras durante a manhã? Na minha própria vida, eu posso afirmar que acordar cedo me dá muito mais tempo, especialmente se se eu tenho coisas para fazer durante a manhã.

Para isso, tudo o que eu preciso fazer é ter certeza de ir para cama numa hora decente, entre 10 e 11 horas da noite. Assim eu consigo ficar bem repousado para manter minha rotina tranquila.

  1. Quebre seus projetos de estudos em etapas

Ok, apenas sentar e ler diversos manuais e leis para esgotar o edital parece não ser tão fácil de fazer. A solução é quebrar o estudo em etapas realizáveis em curto espaço de tempo.

Isso funciona como estabelecer pequenos prêmios que irão fortalece-lo ao longo do caminho. A cada passo dado, você obterá satisfação pelo esforço que tem empreendido e se sentirá mais empoderado a seguir adiante. Faça planos e tenha uma direção estratégica bem clara de onde quer chegar.

O impossível nada mais é do que uma progressão, chefe! Esteja atento a essa tática. Isso pode ser o grande diferencial daqueles que desistem e os que obtém a aprovação.

Sem dúvida, essa é uma importante habilidade de gerenciamento de tempo para ser aprendida.

Tem outra dica? Deixe nos comentários.

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