Written by

Esteja atento ao seu caminho

Foco| Views: 68

Eu tenho um amigo da época da faculdade que era considerado o caçador de fugitivos do trote. Ele gostava tanto disso que chegou a ser convidado pela galera de outros cursos para organizar e comandar a primeira semana de aula do semestre.

Acho que nunca passou pela cabeça dele fazer um trote solidário. O cara era figura demais. Para alivio dos calouros, ele se formou. Logo após a faculdade, ele aceitou um trabalho em uma multinacional. E aqui, amigos, é onde quero que vocês prestem atenção.

Olha o que ele me falou a respeito de sua vida após a faculdade:

Eu me formei em engenharia e consegui um ótimo trabalho depois da faculdade. Eu ganho muito bem em uma multinacional mas tenho que trabalhar em uma pequena cidade que fica quase 3 horas longe de casa. Não tenho muitos amigos lá e é muito chato. Então, todo final de semana eu volto para casa”.

Eu estou contanto uma estória que ilustra um importante ponto:

Suas metas devem cobrir mais que apenas o emprego que você quer ter!

Ou, simplesmente, Esteja atento ao seu caminho. O que isso quer dizer?

Isso significa que você pode sentar e pensar a respeito do que você realmente quer da vida. Em todos os aspectos. Não apenas seu emprego, não apenas o quanto de dinheiro quer ter. Tudo isso e além.

Aqui estão umas poucas primeiras questões que eu quero que você pense a respeito:

  • Onde você quer morar após a faculdade ou depois que passar em um concurso? Você quer ficar perto de casa ou viver em um lugar paradisíaco?
  • Qual tipo de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal você quer ter? É tranquilo para você trabalhar longas horas por dia?
  • Qual tipo de ambiente você gosta de trabalhar? Tamanho da equipe, estrutura organizacional, lugar de trabalho – todos esses fatores.
  • Há objetivos específicos que você quer alcançar? Isso é um fator determinante em todas as suas escolhas de vida? Falar uma nova língua, ser um atleta?
  • Há alguma pessoa muito importante que você queira estar junto? Você quer iniciar uma família em breve?

A pessoa que eu mencionei acima tem um bom salário em sua área, mas isso a força a estar em uma cidade que não gostaria de viver. Isso é tranquilo para você?

E se você tivesse a oportunidade de trabalhar remotamente, de onde você quisesse?

Trabalhar remotamente está cada dia mais comum, mas não é usual. Há diversas iniciativas bem-sucedidas no serviço público também, e algumas instituições já tem projetos pilotos e outros em fases avançadas.

Esse é apenas um pequeno exemplo para ilustrar um largo conceito. Quanto mais você planejar, mas fácil será para você conquistar o lifestyle que você quer ter no futuro próximo. É simples assim.

Agora, você deve estar pensando:

Eu ainda não sei o que eu quero fazer. Como eu posso supor configurações específicas para os objetivos da minha vida?

Não saber o que você quer fazer nos próximos anos é comum, especialmente se você está iniciando a faculdade ou ainda não decidiu qual carreira pública seguir. Não se preocupe com isso. Eu pensei que sabia o que queria fazer quando iniciei a faculdade. Entretanto, eu conclui fazendo algo totalmente diferente.

Poucas pessoas criam um plano concreto e cumprem do início ao fim. As coisas mudam.

Seja como for, é essencial que você pergunte a si mesmo: “O que eu quero fazer da minha vida? O que eu quero ser capaz de fazer?” Suas respostas para essas questões devem ser incertas ou vagas até esse ponto, mas fazê-las e depois escrever suas respostas irá ajuda-lo a ter um ponto de partida mais sólido para novas ações.

Vamos lá?

Frequentemente, a parte mais difícil de um esforço é simplesmente seu início. Isso é verdade para alguma coisa pequena, como escrever um post aqui e é verdade também para coisas grandes que abrangem a vida e a descoberta de metas e propósitos.

Aqui eu detalhei um relativamente simples processo que você poderá fazer para determinar, no mínimo, alguns objetivos que formarão a fundação das próximas ações que você pode tomar. Enquanto esse caminho não te mostra todas as respostas, pelo menos te proporcionará mais clareza e um ponto de início.

Faça um Brain Storm

Dedique 20 minutos para tentar escrever uma lista de quantas coisa você gostaria de fazer, se possível. Isso poderá revelar alguma coisa do seu futuro estilo de vida ideal e coisas específicas que você gostaria de realizar.

Alguns exemplos que podem socorrer você a pensar:

  • Morar em Brasília
  • Trabalhar 4 dias por semana
  • Viajar para a Índia
  • Aprender a falar francês
  • Visitar a família frequentemente
  • Ganhar R$X, e poupar R$X disso

Não filtre ou regre os seus pensamentos, notadamente sobre coisas que pareçam muito difícil realizar ainda. Por definição, o brain storm é um exercício amplo, que permite pensar em quantas ideias quanto forem precisos.

Escreva como será um dia ou semana típica

Outra boa forma de você fazer isso é tentar escrever como você gostaria de passar um dia ou semana típico no seu futuro.

Isso irá ajudar você a focar em cada aspecto de sua vida, desde onde você vive, como você trabalha, quantas horas e se você já tem uma família nesse ponto.

Fazendo isso, conjugado com o Brain Storm, você terá um ótimo retrato de como você quer viver sua vida.

Crie um plano de vôo

Agora que você fez uma grande e desorganizada lista de objetivos e metas, o próximo passo é você arrumar tudo em uma lista. A que eu criei para mim é chamada de plano de voo.

Joel Runyon, um blogger norte-americano, criou o conceito de lista de desejos impossíveis e eu utilizei esse conceito para melhorar minhas metas.

Basicamente, o conceito se resume a:

  • É viva. Diferentemente de uma lista de prioridades, seu plano de voo é preenchida com coisas que você se esforça para fazer.
  • Ela é sempre envolvente, porque você sempre tira coisas fora, adiciona novas e atualiza de acordo com seu crescimento pessoal.
  • É sobre seu caminho – não trata apenas de alguns destaques de eventos futuros.

Eu organizei meu plano de voo em diferentes categorias que pertencem a diferentes áreas de abrangência de minha vida – fitness, profissional, viagens, objetivos de vida, hábitos e algumas coisas mais.

Agora que isto está feito, eu constantemente a avalio, trabalho em diferentes metas e mantenho tudo fluindo. De toda forma, nossa vida sempre está mudando. Essa lista forma apenas a base das ações que eu tomo em minha vida. Faz com que eu cresça e tenha foco.

Fazendo esse exercício e criando uma lista de metas provavelmente não fará com que você, automaticamente, encontre sua paixão ou tenha um insight conclusivo do caminho profissional que irá seguir. Esse, realmente, não é o objetivo.

Meu principal objetivo aqui é tentar fazer você considerar todos os aspectos da vida que está criando. Eu quero auxiliá-lo a ultrapassar a visão estreita que muitos concurseiros e estudantes tem, em só pensar em títulos, empregos e renda. Eu quero que você, deliberadamente, tome a iniciativa de criar o shape de todos os seus dias futuros.

O que você fará especificamente…só você irá descobrir. Posso dizer com certeza que não se trata apenas de encontrar sua vocação. Encontrar sua missão provavelmente virá com ganho de experiência e com sua dedicação em começar a fazer algo muito bom.

Então, uma vez que você tem sua lista de metas, o próximo passo é simplesmente fazer as coisas acontecerem. Aproveite as oportunidades. Aceite estágios, se relacione com pessoas que já são o que você pretende se tornar, trabalhe e voluntarie seu tempo. Aprenda coisas da sua maneira. Descubra o que você gosta de fazer e o que faz você levantar cedo da cama.

Através disso tudo, tenha certeza de manter seus objetivos em mente e continuamente avaliá-los. Deixe-os mudar junto com suas próprias mudanças, mas mantenha-os em frente e no centro de sua mente.

Esteja atento ao seu caminho.

Comments are closed.