Written by

Porque desenvolver um método de estudo é tão importante para ser produtivo?

Foco| Views: 81

Faaaaaala galera, tudo bem? Certamente você já ouviu falar da obra do Descartes, o Discurso do Método, que revolucionou o pensamento científico e alicerçou toda a busca de conhecimento a partir do século 17.

A importância dessa obra reside justamente no mesmo objeto de nosso interesse, o método.

Antes de estudar, é preciso saber onde queremos chegar. Definir um propósito, confiar em suas capacidades e buscar adquirir o conhecimento especializado é, sem sombra de dúvidas, essencial para obter produtividade e interesse nos estudos.

Porém, é o método que transforma os objetivos de estudo em metas claramente definidas. É o método que torna pormenorizado o trabalho que é necessário realizar para se chegar aonde se deseja.

Só uma boa metodologia é capaz de considerar quais os recursos atuais, quais as competências que precisam ser reforçadas ou adquiridas, que esforços devem ser mobilizados para suprir eventuais carências, que limitações e hábitos improdutivos precisam ser transformados para obtenção da aprovação.

É o método que trará a estratégia para seus estudos, fera.

Quando estamos envolvidos em um empreendimento pessoal grandioso como a aprovação em um grande concurso, precisamos ter certeza de que estamos seguindo planos impecáveis.

É imprescindível para isso que se esteja em harmonia com os métodos seguidos por todos que acumularam vitórias semelhantes. Você precisa ter a vantagem do conhecimento, da experiência, da instrução, da capacidade natural e imaginação de outras mentes que obtiveram sucesso nos concursos.

O mais inteligente dos estudantes não pode ter sucesso sem um método prático, que funcione. Suas realizações não podem ser maiores que a sensatez de seus planos.

Planejamento inteligente é essencial para a vitória em qualquer desafio de aprovação em certames públicos.

Quando estudava para concursos, estabelecia e seguia instruções pormenorizadas para o acumulo de aprovações e a nomeação em um cargo público. Tive que adotar uma estratégia de vida que proporcionasse tempo a realização desse objetivo.

Você deve planejar seu trabalho e trabalhar seu plano. Aquele que age por adivinhação, sem planos práticos, definidos, é um navio a deriva. Cedo ou tarde, encontrará o rochedo. Nenhum estudante relaxado, descuidado, pode tornar-se um aprovado de excelência. Grandes vitórias exigem autocontrole, respeito próprio e método definido. A aprovação exige habilidade de organizar as pequenas coisas, a capacidade de dominar todos os detalhes relativos ao seu propósito.

Um método adequado evita uma das causas mais comuns de fracasso, a procrastinação. Muitas pessoas não obtém a aprovação porque esperam o momento certo para começar a se preparar de maneira adequada. Ficam esperando. Contudo, o momento nunca será exatamente certo. O planejamento adequado, quando implementado, permite o aprimoramento do estudante em qualquer estágio e com o uso das ferramentas que tem em mãos.

O método, mais que um trabalho técnico, é um exercício mental que une raciocínio, intuição e inteligência de forma a levar você a níveis de excelência em curto espaço de tempo. Estimula a melhoria do desempenho e desenvolvimento de potenciais de forma permanente. Permite estabelecer um equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada..

E mais: o método permite a gestão dos estudos e apoia a tomada de decisão necessária para trilhar o caminho das pedras.

Acredite, se você não tem ainda uma metodologia adequada precisa de uma. Isso te tornará muito mais assertivo, motivado e satisfeito.

Como definir um método de estudo?

Para definição do método, você pode começar examinando toda a sua situação atual. Definir objetivos, identificar habilidades e valores, corrigir hábitos e crenças limitantes, identificar os recursos necessários para apreensão do conhecimento especializado, construir um plano de ação, definir as estruturas e acompanhar constantemente os resultados.

A análise do método deve revelar sempre diminuição das falhas e aumento dos resultados positivos. É claro que o objetivo é sempre progredir. O exame do método e sua revisão constante revelará a você se houve progresso e, se houve, quanto. A medida de todas as coisas é o resultado, friend!

Defina e abrace um método. Desenvolva-o e seja vitorioso. Esse é o caminho inalienável do sucesso, beleza?

Deixa seu comentário abaixo dizendo como você faz para estudar, como se organiza e se já tem um método bem definido de estudos.

Comments are closed.